segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Diário de Viagem: Santiago e São Vicente

Mais vale tarde que nunca! Aqui vai o fim do diário de uma viagem histórica!

Quinta-feira, 13 de Setembro:
Visita ao Tarrafal e viagem até São Vicente

Um dos dias mais cansativos da viagem, porque todo o grupo viajou até ao outro lado da Ilha de Santiago, visitando a prisão do Tarrafal e a vila.

Depois da visita, um saltinho até à praia e almoço oferecido pelos nossos colegas da Assembleia Nacional de Cabo Verde, com música ao vivo.


Ao almoço tivemos a oportunidade de conversar um pouco com a nossa Ministra da Cultura, Isabel Pires de Lima, que também visitou a Ilha na mesma altura.

À tarde regressámos à cidade da Praia, tendo parado numa Tenda do El-Shaddai. Nesta tenda estão cerca de 20 ex-toxicodependentes que cumprem um programa de recuperação física, com terapia de grupo. A delegação do GDP ofereceu, como tinha sido pedido pelo responsável da Tenda, escovas e pastas de dentes e, no final, o grupo da Tenda cantou 2 músicas, tendo o Coro retribuído com o “Balaio”.

No final do dia embarcámos para São Vicente, onde fomos muito bem recebidos pela Câmara Municipal do Mindelo, que nos proporcionou carros e autocarro para transporte até ao Hotel Porto Grande.

Sexta-feira, 14 de Setembro:
Recepção oficial, visita à Ilha de São Vicente e jogos de ténis e futebol.
Grande actuação do Coro na Academia Jotamont!
O Mindelo é espectacular!

O dia iniciou-se com uma recepção da Assembleia Municipal do Mindelo, onde fomos recebidos pela Vice-Presidente da Assembleia e alguns Deputados municipais. De seguida deslocámo-nos até à Câmara Municipal onde toda a vereação nos recebeu, incluindo o Vice-Presidente Benvindo Lopes da Cruz.

Para recuperar forças, a CM Mindelo ofereceu-nos uma visita pela Cidade e a alguns locais da Ilha, destacando-se a Baía das Gatas, onde se tomou banho e depois se almoçou, no Restaurante Foya Branca, com música ao vivo.

O Festival da Baía das Gatas já se tinha realizado no início de Agosto – com quase 100.000 pessoas! – mas ainda deu para sentir o calor da festa!

No almoço foi oferecido ao GDP um conjunto de CD’s, DVD’s do Mindelo e ainda 1 t-shirt a cada membro da delegação com a frase “São Vicente – terra onde Deus derramou a sua alegria” e é bem verdade, porque nesta cidade a festa é constante e contagiante!

Da parte da tarde começaram os jogos de ténis e houve um 1º jogo de futebol de 5 com a equipa do Gilson, tendo a equipa da Assembleia ganho por 3-2.


À noite realizou-se um concerto do nosso Coro, no Auditório da Academia Jotamont (poeta caboverdiano), praticamente esgotado (mais de 200 pessoas). O Grupo Coral esteve em excelente nível, com um reportório variado e adaptado à assistência. O concerto foi de tal qualidade que a assistência exigiu, de pé, alguns bis, e houve mesmo pedidos especiais. Nada melhor para encerrar as actividades do Coro nesta viagem!


Sábado, 15 de Setembro:
Fim da Festa! Sodade, sodade…

No dia mais livre todos puderam recuperar forças para o grande final. Da parte da manhã a Direcção do GDP entregou materiais escolares à CM Mindelo.

Depois, preparou-se a grande final de futebol contra a equipa da Câmara Municipal do Mindelo.

Embora com muito apoio – cânticos do Coro especialmente feitos para a ocasião - a nossa equipa não conseguiu melhor que uma derrota por 4-3, com os golos do GDP a serem marcados pelo Nuno França (2) e pelo Mário Simões. O empate era o prémio mais que merecido, mas algumas distracções defensivas impediram este objectivo. Na próxima estaremos melhor!

Depois do Jantar de Encerramento oferecido pela Direcção do GDP e os correspondentes discursos, todos visitaram os locais de culto da noite do Mindelo, até porque a saída para Lisboa era só às 8 da manhã!

No Domingo regressámos a Lisboa prontos para a nova sessão legislativa e … a pensar na próxima!!!

Sem comentários: