segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Diário de Viagem - Sal e Ilha da Boavista


Sábado, 08 de Setembro:
Já cá estamos!

Um ligeiro atraso marcou a partida da delegação do Grupo Desportivo Parlamentar (GDP) rumo à Ilha do Sal. No entanto, nada que afectasse o entusiasmo que se sentia em todos os participantes.

A viagem até ao Sal decorreu de forma tranquila nos Transportes Aéreos de Cabo Verde (TACV). À chegada, as vítimas foram os que tinham passaporte especial que, para “adiantar serviço”, tiveram a “prenda” de tirar todas as malas do resto da comitiva. O alojamento no Hotel Oásis Belorizonte deu-se já a horas tardias, mas com tempo para alguns logo se atiraram à água salgada da piscina para descomprimir ou para “abanar o capacete” na discotecas da moda.

Domingo, 09 de Setembro:
Não tenham pena de nós!

Com o cansaço do dia anterior (e a diferença horária) a fazer-se sentir, a manhã de domingo foi ideal para repor energias e conhecer um pouco da paradisíaca praia de Santa Maria, situada mesmo em frente ao Hotel Oásis Belorizonte. Afinal, da parte da tarde, surgia já a deslocação para a Ilha da Boavista, primeira paragem neste périplo pelo arquipélago. O grupo do ténis utilizou intensamente o court do hotel para preparar os grandes jogos que se seguiam.

A Ilha da Boavista é a ilha mais próxima do continente africano e tem uma superfície de 622 Km2 sendo a terceira maior ilha de Cabo Verde. O clima e a paisagem marcadamente influenciados pelos ventos secos e quentes do Sahara, dão à paisagem uma beleza surpreendente, onde podemos observar as extensas dunas de areia e os diversos oásis de tamareiras e coqueiros e as extensas e solitárias praias de areia branca, rematadas por um mar de cristalino azul-turquesa. A vida dos 4.193 habitantes da mais turística das ilhas decorre com grande simplicidade e essencialmente à volta do seu porto, da pesca do atum e apanha da lagosta (Fonte: Câmara de Comércio, Indústria e Turismo, Portugal/Cabo Verde).

A chegada à Boavista deu-se pelas 18h.00m locais, e até à primeira actuação do Grupo Coral, que aconteceu pelas 21h.00m, nas escadas da Igreja na Praça Central de Sal Rei na BoaVista, só houve tempo para novo alojamento no Hotel Estoril Beach Resort, situado em frente à repousante Praia do Estoril.

A recepção e jantar oferecidos pela Câmara da Boavista, permitiram um momento de descontracção e convívio, que completou o primeiro dia por terras africanas.

Sem comentários: