terça-feira, 29 de maio de 2007

Visita ao Aqueduto das Águas Livres


Aqueduto das Águas Livres / Interior do reservatório da Mãe de Água das Amoreiras

Na sequência da diversificação na oferta de actividades culturais, o Grupo Desportivo Parlamentar (GDP) irá realizar, no próximo dia 23 de Junho (Sábado), pelas 10h.30m, uma visita ao Aqueduto das Águas Livres.

«O Aqueduto das Águas Livres, hoje desactivado, foi mandado construir pelo Rei D. João V, a fim de fornecer água a Lisboa, de acordo com o projecto de Manuel da Maia, tendo abastecido a cidade a partir de 1748. Com 14 Km de extensão desde a nascente principal e diversos aquedutos subsidiários e de distribuição, com um total de 58 Km, abastecia uma rede de chafarizes na cidade. O Aqueduto possui, na sua parte mais monumental, um conjunto de 35 arcos, de autoria de Custódio Vieira, sobre o Vale de Alcântara, onde se destaca o maior arco em pedra de vão do mundo, com 65 m de altura e 32 m de abertura.
As águas chegavam a Lisboa ao Reservatório da Mãe de Água das Amoreiras, construído entre 1746 e 1834, segundo planos de Carlos Mardel, a quem se deve, entre outras obras, também o arco triunfal que celebra a obra de D. João V. Integram actualmente o Museu da Água da EPAL
.» (Fonte: IPPAR)

A visita terá a duração de 1 hora, incluirá guia especializado, e será grátis para os associados do GDP e seus familiares.

As inscrições deverão ser feitas até às 12h.00m do dia 22 de Junho (Sexta-Feira), através do e-mail: gdp.correio@ar.parlamento.pt ou através do telefone: 21 3917162.

Sem comentários: